Curso: Tennessee Williams além do cânone. Por Fulvio Torres Flores e Luís Márcio Arnaut de Toledo

Curso: Tennessee Williams além do cânone. Por Fulvio Torres Flores e Luís Márcio Arnaut de Toledo


 
 

Tennessee Williams é um dos maiores representantes do teatro estadunidense e sua obra conquista cada vez mais espaço em encenações, traduções, adaptações e estudos acadêmicos no Brasil. No entanto, ainda persiste um olhar canônico sobre suas peças, o que limita a vasta produção a um período de menos de duas décadas, no qual procura-se, na maioria das vezes de modo forçado, evidenciar um pretenso realismo psicológico, relegando a farta variedade de suas experiências a associações com escritos juvenis ou decadentes.

Williams é um autor difícil de definir justamente porque produziu muito e de muitas formas. Qualquer “carimbo” que tente classificar sua obra resultará, paradoxalmente, na exclusão da maior parte dela (este, aliás, um dos modus operandi da canonização).

        Assim, procuramos destacar neste curso a diversidade de sua produção a partir de obras não canônicas e ainda pouco conhecidas do público brasileiro, evidenciando alguns entendimentos possíveis no seu papel como dramaturgo nos Estados Unidos por cerca de cinco décadas refletindo sobre a história, a sociedade e a cultura de seu país.     

      

Docentes responsáveis:

 

Prof. Dr. Fulvio Torres Flores e Prof. Dr. Luís Márcio Arnaut de Toledo

 

 

1) Quando: Quintas-feiras, 19h30-21h30

 

Esquema de trabalho: Cerca de 1h a 1h20 de exposição, seguida de perguntas escritas dos alunos/as.

 

Organização e mediação: Prof. Dr. Agenor Bevilacqua Sobrinho

 

2) Início do curso: 07 de outubro de 2021.

 

3) Cronograma:

 

 
Programação
 
 

07.10.2021

AULA 1 – Palestra com Thomas Keith

Professor de teatro na Pace University, Nova Iorque, especialista e editor de obras de Tennessee Williams nos Estados Unidos pela editora New Directions.

Apresentação e contextualização das fases early plays (1930-1944) e das late plays (1962-1983).

 

14/10/2021

AULA 2 – Candles to the sun (Velas ao sol) [1936]

Dez cenas, um fio dramático e vários elementos épicos nesta peça em que três gerações de uma família implicam-se na conscientização sobre o valor do trabalho.

 

21/10/2021

AULA 3 – The strange play (A peça estranha) [1939]

Peça expressionista em um ato com elementos do surrealismo e da ficção científica na representação de um mundo a se transformar.

 

28/10/2021

AULA 4 – The case of the crushed petunias: a lyrical fantasy (O caso das petúnias esmagadas: uma fantasia lírica) [1941]

Parábola em um ato com uma crítica bem-humorada e poética à ideologia do American way of life, à guerra e ao fascismo.

 

04/11/2021

AULA 5 – Ten blocks on the Camino Real (Dez blocos no Caminho Real) [1946]

Peça de estações em dez blocos/cenas, com elementos da peça de sonho, que apresenta reflexões sobre uma sociedade distópica e o macartismo, trazendo à cena personagens da literatura europeia consagrada e da cultura popular.

 

11/11/2021

AULA 6 – Um olhar sobre as peças tardias [1958-1983]

Estruturas narrativas experimentais, preconceitos da crítica e do público na recepção nos Estados Unidos e as reverberações desses no Brasil.

 

18/11/2021

AULA 7 – The day on which a man dies – an occidental Noh play (O dia em que um homem morre – uma peça nô ocidental) [1960]

Morte, violência e autodestruição na figuração das contradições político-socioculturais entre dois antigos inimigos de Guerra, Japão e Estados Unidos.

 

25/11/2021

AULA 8 – A cavalier for Milady (Um cavalheiro para Milady) [1976]

A nova posição da mulher na sociedade pós-contracultura através do camp, do grotesco e de remissões ao Teatro do Ridículo.

 

02/12/2021

AULA 9 – The chalky white substance (A substância branca do calcário) [1981]

A Guerra Fria e suas consequências.

 

 

PROFESSORES

 

Fulvio Torres Flores

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com tese sobre a dramaturgia de Tennessee Williams. Docente do curso de licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF. Autor do livro Da Depressão Econômica às raízes do macartismo: análise histórico-crítica de American blues, coletânea de peças curtas de Tennessee Williams (São Paulo: Editora Humanitas; Fapesp, 2015). Editor-chefe da revista eletrônica Dramaturgia em foco.

 

Luis Marcio Arnaut de Toledo

Doutor em Teoria e Prática do Teatro pela Escola de Comunicações e Arte da USP, com tese sobre a dramaturgia de Tennessee Williams. Docente de cursos de extensão do projeto Narrativas e Visualidades da Univasf. Autor do livro Tennessee Williams – Algo não dito (São Paulo: Giostri, 2018). Editor adjunto da revista eletrônica Dramaturgia em foco.

 

OBSERVAÇÃO: O trabalho dos professores é voluntário. A taxa de inscrição visa cobrir custos administrativos, operacionais, de certificação etc.


CURSO ONLINE EM 9 (nove) SEMANAS COM CERTIFICADO (mínimo de 75% de presença).

 

INSCRIÇÕES EM: editora@ciafagulha.com.br

Nome, endereço e telefone

 

VALOR: R$ 35,00

 

FORMAS DE PAGAMENTO: 

a) PIX: editora@ciafagulha.com.br

 

b) Depósito / transferência

Editora Cia. Fagulha

CEF - Agência: 1207

Conta: 003 0002641-0

 

REALIZAÇÃO

Editora Cia. Fagulha


www.ciafagulha.com.br






No comments:

Post a Comment

Cinco vezes favela - 1962

Cinco vezes favela - 1962     FILME DISCUTIDO NO MÓDULO II DO CURSO: ODUVALDO VIANNA FILHO : teatro, política, cinema e música popular. Vi...

Postagens populares