Uma história oral para a comunidade
escrever a sua história - 2022
Coordenador
Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma
Laboratório de História Oral – UFSC
Curso de Extensão oferecido pela
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL
E
CIA. FAGULHA
Inscrições abertas para todo o Brasil
RESUMO
Este é um projeto de Extensão que será oferecido para a comunidade externa à UFSC em formato remoto. Destina-se às comunidades de moradores de bairros, sindicatos e associações de classe, entidades que trabalham com movimentos sociais, visando habilitar a comunidade não acadêmica de meios para escrita de sua história.
Observação: O curso também é dirigido a estudantes, professores e interessados em geral.
PALAVRAS-CHAVE: Memória; História Oral; Escrita da história
Coordenador / Ministrante
O Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma ministra semestralmente a disciplina História Oral, Documentos e Arquivos no Curso de Arquivologia, no Departamento de Ciências da Informação, do Centro de Ciências da Educação; bem como anualmente oferece a disciplina Laboratório de História Oral, no Curso de História e o Seminário Memória e História Oral, no Programa de Pós-Graduação em História, ambas no Departamento de História, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFSC.
Considerações Iniciais
Neste projeto de Extensão “Uma história oral para a comunidade
escrever a sua história” temos por finalidade oferecer de modo rudimentar,
quero dizer, retirando as complexidades teóricas mais elaboradas, herméticas,
das práticas em história oral, para facilitar a compreensão das pessoas sem
formação acadêmica, a respeito dos conteúdos relativos à história oral, para
que elas, sem intermediários possam escrever e dar visibilidade a história de
suas comunidades, de seus bairros, de seus sindicatos, de suas associações, de
seus espaços de atuação política e até mesmo as histórias de vidas que julguem relevantes,
sem depender do mundo acadêmico. Queremos crer que as pessoas ditas comuns, que
não passaram pela formação sistemática e filosófica das práticas na tessitura histórica,
podem escrever as histórias que desejarem, explicando os fenômenos que atuaram
e atuam. Com isso acredito que elas podem fazer ver à sociedade e mesmo aos
seus coparticipantes, contemporâneos práticas de ações ordinárias como
interpretam, explicam, discutem aqueles acontecimentos. Do mesmo modo quero
crer que as pessoas são capazes de, ouvindo os seus iguais, elaborar juízo de
valor a respeito daqueles fenômenos que o mundo acadêmico explicaria de outro
modo.
A história oral que praticamos hoje teve seu início quando Allan
Nevins e Louis Starr fundaram o Columbia History Office, com o objetivo de
constituir acervos utilizáveis no futuro, para a escrita de biografias de
pessoas notáveis na vida cultural e política dos Estados Unidos da América -
assim ocorreu graças a criação do gravador naquele ano de 1948 (TREBITSCHI,
1994, 20). Aquilo que parecia ser apenas um apelo ou um modismo passageiro, que
recorreu ao uso das novas tecnologias para construir fontes com o fim de elaborar
a narrativa histórica, discutindo vidas de pessoas de projeção naquela
sociedade, dadas as peculiaridades contidas na sua formulação, por algum motivo
extrapolou as fronteiras do país, fazendo-se espraiar por todos os continentes.
O Brasil será impactado pelo fenômeno da história oral a partir
dos anos de 1970, inicialmente na Fundação Getúlio Vargas. Mas depois ganhou
corpo em forma de grupos de pesquisa, seminários e foi incorporada por programas
de pós-graduação e o ponto alto ocorreu em 1994 com a fundação da Associação
Brasileira de História Oral (AMADO e FERREIRA, 1998, ix). No Brasil deve-se
muito ao trabalho da Associação Brasileira de História Oral o sucesso na
difusão e emprego da metodologia da história oral, na produção historiográfica.
O proponente deste Projeto de Extensão ministra semestralmente a
disciplina História Oral, Documentos e Arquivos no Curso de Arquivologia, no Departamento
de Ciências da Informação, do Centro de Ciências da Educação; bem como anualmente
oferece a disciplina Laboratório de História Oral, no Curso de História e o
Seminário Memória e História Oral, no Programa de Pós-Graduação em História, ambas
no Departamento de História, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Com
isso mensuramos as nossas habilidades e conhecimentos relativos ao tema, como
um requisito essencial para validar nossa inserção na área, como critério
essencial para apresentar este Projeto de Extensão. Inicialmente vínhamos
pensando na possibilidade de oferecer um curso de história oral aberto à
comunidade externa, notadamente para sindicalistas e pessoas moradoras das
comunidades pobres, em situação de favelas e de rua. Mas fui contatado e
convidado pela Editora Cia. Fagulha, para ministrar este Curso de Extensão de
História Oral, através de um de seus mentores, o filósofo e Professor Agenor
Bevilacqua Sobrinho, que de São Bernardo do Campo – SP desenvolve hercúleo
trabalho de disseminação de conhecimentos e formação de massa crítica de e
junto às camadas empobrecidas da região do Grande ABCD e do Estado de São
Paulo. E por estes motivos nos somamos a ele através deste projeto visando
construir um mundo melhor.
Objetivos
Geral
Oferecer os referenciais essenciais para as pessoas que integram,
de algum modo atuam em sindicatos, comunidades, associações de moradores e de
bairros, de movimentos sociais que defendem seus direitos, dentre aqueles que
atuam na defesa dos movimentos populares comunitários para que possam escrever
suas histórias através da metodologia da história oral, oferecendo aos seus
pares e à comunidade externa sua visão dos acontecimentos.
Objetivos
Específicos
- municiar o publico alvo do Projeto de Extensão dos referenciais
teóricos e metodológicos da história oral, em linguagem acessível para
pesquisar a história de seu grupo político-social;
- debater textos visando municiar a turma com referenciais que
possibilitem práticas de pesquisa em história oral;
- exercitar as práticas de pesquisa em história oral discutindo
casos de depoimentos gravados com a turma, em sala de aula;
- discutir como as entrevistas gravadas podem compor acervo
documental sonoro arquivado, com a finalidade de servir de instrumento para a
escrita de textos;
- Publicar livro aproveitando entrevistas produzidas pelos
participantes do curso (no todo ou em parte, a verificar a qualidade de cada
uma).
Metodologia
O Projeto de Extensão “Uma história oral para a comunidade
escrever a sua história” terá todo seu conteúdo programático transmitido em
aulas expositivas, através do formato digital, com transmissão através de
página na internet especialmente criada para este fim. Assim temos a previsão de
distribuição de atividades síncronas e assíncronas, por onde a turma receberá
uma parte do conteúdo em aulas on-line (síncronas) dispondo de outro tempo para
leitura dos textos (assíncronas).
Após o cumprimento de uma parte do conteúdo programático, com base
nos fundamentos recebidos, a turma sairá a campo para gravar entrevistas. Em
seguida retornará para a sala de aula virtual expondo e debatendo o material
produzido, discutindo os pontos fortes e fracos do trabalho executado e,
eventualmente corrigindo rotas, visando aprimorar as práticas em história oral,
para de fato envolver-se na construção e execução de projetos de história oral oferecendo
versões da história das entidades em que atuam.
Ementa
e Programa da Disciplina
Disciplina: “Uma
história oral para a comunidade escrever a sua história”
Ambiente Virtual: aula síncrona na 6ª feira: 19h-21h;
aula assíncrona das 16h30-18h30.
Carga-Horária: 60h: 30h Síncronas; 30h Assíncronas.
Dúvidas/Atendimentos: segunda-feira, das 8h30h às 10h30, Ambiente virtual. Informações por E-mail: mmontysuma@gmail.com e/ou editora@ciafagulha.com.br
As aulas
síncronas acontecerão em dispositivos de web-conferência. As aulas síncronas
serão gravadas e disponibilizadas aos participantes.
1.
Ementa: Memória. História
Oral. Teoria e metodologia em História Oral. O conteúdo oral gravado enquanto
documento. Arquivo de fontes para História Oral. Escrita da história.
OBJETIVOS:
oferecer às pessoas participantes do Curso de Extensão os rudimentos
pertinentes à memória que permitem problematizar os discursos e os referenciais
teóricos e metodológicos no campo da História Oral para que pratiquem a
pesquisa em história oral e compreendam como ocorre a elaboração do documento
oral que pode ser arquivado para a escrita da história e de outros textos.
2.
Cronograma de Execução do Conteúdo programático, distribuído por 15
encontros, cada um correspondente a 2 aulas síncronas. Computar antes 2 aulas
assíncronas destinadas às leituras preparatórias das aulas síncronas. Veja a
seguir:
ABRIL
- 22/04/2022) Apresentação
do Programa: Discussão do programa; Memória em várias
vertentes; História oral; Pratica de pesquisa em história oral; Arquivos orais;
Escrita da história. Debate: perguntas e respostas – colher expectativas da
turma em relação ao Curso de Extensão.
- 29/04/2022) Grande Tema “Memória”
Tema:
Problematizando memória e subjetividade na história com PIRES, Francisco
Murari. Tucídides: retórica do método, a figura de autoridade e os desvios da
memória. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M. (Orgs.). Memória (res)sentimento.
Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. da Unicamp, 2001.
MAIO
- 06/05/2022) Tema: Memória Subjetiva em BERGSON,
Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São
Paulo. Martins Fontes, 1990.
- 13/05/2022) Tema: Memória Coletiva
em HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo, Vértice/Revista dos
Tribunais, 1990.
- 20/05/2022) Tema: Memória e
Esquecimentos em WEINRICH,
Harald. LETE –arte e crítica do esquecimento. Tradução Lya Luft. Rio de
Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 2001.
- 27/05/2022) Grande Tema “A História
Oral – História; Procedimentos e Práticas”
Tema: O conceito e a história da História Oral – TEXTO TREBITSCH, Michel. A função
epistemológica e ideológica da história oral no discurso da história
contemporânea, In MORAES, Marieta (Org). História Oral. Rio de Janeiro:
Diadorim/FINEP, 1994. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento
relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.
JUNHO
- 03/06/2022) Tema -
O conceito e a história da História Oral no Brasil TEXTO História oral no Brasil: uma
análise da produção recente. NETO, A. F. P, MACHADO, B. A. e MONTENEGRO,
Antônio Torres. História Oral, V. 10 – n. 2 ABHO. Jul/Dez, RJ, 2007, p. 113.
Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por
meio da leitura sugerida.
-
10/06/2022) Tema:
O conceito e a história da História Oral. TEXTO O lugar da história oral: o
fascínio do vivido e as possibilidades de pesquisa. ALBERTI, Verena. Ouvir
Contar. Textos em história Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p.
13-32. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da
unidade por meio da leitura sugerida.
-
17/06/2022) Tema: História Oral
temática e história Oral de vida. TEXTO
Dramas da vida: direito e narrativa na entrevista de Evandro Lins e
Silva. ALBERTI, Verena. Ouvir contar – textos em História Oral. Rio de Janeiro:
FGV, 2004, p. 90 a 111. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo
ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.
- História Oral
temática e história Oral de vida. TEXTO O comunismo e outros perigos: memórias sobre o medo entre católicos.
RODEGHERO, Carla Simone. História Oral, V10 – n 2 ABHO. Jul/Dez, RJ, 2007, p.
113. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade
por meio da leitura sugerida.
-
24/06/2022) Tema: A pesquisa histórica e as metodologias de
trabalho com a História Oral. TEXTO VILLANOVA, Mercedes. Pensar a subjetividade
– estatísticas e fontes orais. In MORAES, Marieta (Org). História Oral. Rio de
Janeiro: Diadorim/FINEP, 1994. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento
relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.
- Tema: Os procedimentos da História Oral: a entrevista
(preparo, execução e conservação). Texto:
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. Da
implantação do programa de história oral – p. 35-62. Objetivo: Proporcionar
domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura
sugerida.
- Tema: os procedimentos da História Oral: a entrevista
(preparo, execução e conservação) Texto: ALBERTI, Verena. Manual de história
oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. Gravação e preservação das entrevistas – p.
63-156. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da
unidade por meio da leitura sugerida.
JULHO
-
01/07/2022)
Tema: As etapas da História Oral: a entrevista
(preparo, execução e conservação). Texto: ALBERTI, Verena. Manual de história
oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. A entrevista; prática de pesquisa em história
oral – Elaborar Roteiro – Geral/Específico; estudando os indivíduos a
entrevistar; preparar entrevistas, Direitos autorais e a carta de doação – p.
157-234. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da
unidade por meio da leitura sugerida.
Tema: Produzir e tratar acervos documentais orais. Texto:
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. O
tratamento do acervo, p. 235-356. Objetivo: Proporcionar domínio de
conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.
-
08/07/2022) Tema:
Produzir e tratar acervos documentais orais. Vivências e práticas de História
Oral: o caso do CPDOC (Consulta ao site do CPDOC). Objetivo: Proporcionar
domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura
sugerida.
- 15/07/2022) Prática de Pesquisa (usar a aula para gravar entrevista). Objetivo: demonstrar o domínio do
conteúdo teórico através das habilidades de pesquisa.
- 22/07/2022) Prática de Pesquisa (usar a aula para gravar entrevista). Objetivo: demonstrar o domínio do
conteúdo teórico através das habilidades de pesquisa.
-
29/07/2022) Apresentação
do trabalho final. Objetivo: que a turma expresse domínio do
conteúdo ministrado no semestre através da apresentação do trabalho decorrente
da pesquisa de campo.
AGOSTO
-
05/08/2022) Continuação da apresentação do trabalho final - Despedida. Objetivo:
que a turma expresse domínio do conteúdo ministrado no curso através da
apresentação do trabalho decorrente da pesquisa de campo.
3.
Metodologia
Aulas expositivas síncronas através do debate de texto.
Atividades assíncronas: podcasts; filmes; vídeos de YouTube; leituras;
preparar entrevistas.
Pesquisa –
efetuar entrevista.
4.
Avaliação
Autoavaliação: os participantes devem avaliar o trabalho realizado/curso
ministrado.
Produtos Esperados
- Qualificar pessoas do mundo não acadêmico com os rudimentos da
pesquisa histórica em história oral, visando habilitá-las para escrever a
história expressando o mundo em que vivem;
- Publicar livro decorrente de pesquisa de campo expressando o domínio
dos conteúdos ministrados no Curso.
Dos
Custos
A comunidade da UFSC, assim como do estado de Santa Catarina não
pagará taxa para inscrever-se no curso. A comunidade de outros estados vai pagar à Cia. Fagulha, no ato da inscrição, a quantia R$ 50,00 (cinquenta
reais). O montante arrecadado com as inscrições servirá para custear a construção
da página do evento, divulgação, administração de inscritos, disponibilização
de textos e impressão de certificados para aquele público.
O
ministrante realizará as atividades preenchendo sua
carga-horária semanal de extensão, inserida no PAAD, sem receber nenhum tipo de
remuneração ou pró-labore.
Previmos
oferecer 30 vagas para Santa Catarina e 30 para São Paulo.
Metas
-
qualificar as comunidades não acadêmicas com os referenciais que lhes
possibilidade habilidades para escrever a própria história;
-
proporcionar meios críticos de compreensão de sua realidade em relação à
comunidade nacional, regional, local.
Indicadores
-
romper com os indicadores sociais que apontam a discriminação em relação às
comunidades de origem empobrecidas;
-
superar os indicadores sociais que apontam a alienação das populações
empobrecidas em relação à sua realidade e à sua história.
Cronograma de Execução - abril a agosto de 2022
Mês Atividade |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Revisão de
literatura |
x |
x |
x |
x |
|
Ministrar aulas |
x |
x |
x |
x |
x |
Fazer pesquisa - gravar
entrevistas |
|
|
x |
x |
|
Organizar e publicar
livro (coletivo) |
|
|
|
|
x |
Relatório Final |
|
|
|
|
x |
Bibliografia
ALBERTI, Verena. Ouvir Contar. Textos em história Oral.
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
_______. Manual de História Oral.
Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação
do corpo com o espírito. São Paulo. Martins Fontes, 1990.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São
Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.
JOUTARD, Philippe. História Oral:
balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: AMADO, Janaína
(Org.) Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro, Ed. da Fundação
Getúlio Vargas, 1998, p. 43-61.
MONTYSUMA, Marcos. Subjetividade e história oral: possíveis
interações na autorização de cessão de uso de entrevistas. In MONTENEGRO,
Antônio (Orgs). História oral, desigualdades e diferenças. Recife/Florianópolis:
EUUFPE/EDUFSC, 2012.
NETO, A. F. P, MACHADO, B. A e MONTENEGRO, Antônio Torres.
História Oral, V10 – n 2 ABHO. Jul/Dez, RJ, 2007.
PIRES, Francisco Murari. Tucídides: retórica do método, a figura
de autoridade e os desvios da memória. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M. (Orgs.). Memória
(res)sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. da
Unicamp, 2001.
RODEGHERO, Carla Simone. História Oral, V. 10 – n. 2, ABHO.
Jul/Dez, RJ, 2007.
TREBITSCH, Michel. A função epistemológica e ideológica da
história oral no discurso da história contemporânea. In FERREIRA, Marieta de
Moraes (Org). História Oral. Rio de Janeiro: Diadorim/FINEP, 1994.
VILLANOVA, Mercedes. Pensar a subjetividade – estatísticas e
fontes orais. In MORAES, Marieta (Org). História Oral. Rio de Janeiro:
Diadorim/FINEP, 1994.
WEINRICH, Harald. LETE – arte e crítica do
esquecimento. Tradução Lya Luft. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira,
2001.
CURSO ONLINE EM 15 SEMANAS COM CERTIFICADO (mínimo de 75% de presença).
INSCRIÇÕES EM: editora@ciafagulha.com.br
Nome, endereço e telefone
VALOR: R$ 50,00 (Curso completo)
FORMAS DE PAGAMENTO:
a) PIX: editora@ciafagulha.com.br
b) Depósito / transferência
Editora Cia. Fagulha
CEF - Agência: 1207
Conta: 003 0002641-0
Realização:
Laboratório de História Oral – UFSC
e
Editora Cia. Fagulha
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