Curso: Uma história oral para a comunidade escrever a sua história. Por Marcos Fábio Freire Montysuma - UFSC

 

Uma história oral para a comunidade escrever a sua história

Coordenador

Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma

Laboratório de História Oral – UFSC


                     Arte: Danielle Rezera


Curso de Extensão oferecido pela

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL

E

CIA. FAGULHA

 

Docente responsável

 

O Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma ministra semestralmente a disciplina História Oral, Documentos e Arquivos no Curso de Arquivologia, no Departamento de Ciências da Informação, do Centro de Ciências da Educação; bem como anualmente oferece a disciplina Laboratório de História Oral, no Curso de História e o Seminário Memória e História Oral, no Programa de Pós-Graduação em História, ambas no Departamento de História, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFSC.

 

 

Organização e mediação

Prof. Dr. Agenor Bevilacqua Sobrinho

 

 

Considerações Iniciais

 

Curso de Extensão Universitária: “Uma história oral para a comunidade escrever a sua história”. Temos por finalidade oferecer de modo rudimentar, quero dizer, retirando as complexidades teóricas mais elaboradas, herméticas, das práticas em história oral, para facilitar a compreensão das pessoas sem formação acadêmica, a respeito dos conteúdos relativos à história oral, para que elas, sem intermediários, possam escrever e dar visibilidade a história de suas comunidades, de seus bairros, de seus sindicatos, de suas associações, de seus espaços de atuação política e até mesmo as histórias de vidas que julguem relevantes, sem depender do mundo acadêmico. Queremos crer que as pessoas ditas comuns, que não passaram pela formação sistemática e filosófica das práticas na tessitura histórica podem escrever as histórias que desejarem, explicando os fenômenos em que atuaram e atuam. Com isso acredito que elas podem fazer ver à sociedade e mesmo aos seus coparticipantes e contemporâneos práticas de ações ordinárias como interpretam, explicam, discutem aqueles acontecimentos. Do mesmo modo quero crer que as pessoas são capazes de ouvindo os seus iguais podem elaborar juízo de valor a respeito daqueles fenômenos que o mundo acadêmico explicaria de outro modo.

 

A história oral que praticamos hoje teve seu início quando Allan Nevins e Louis Starr fundaram o Columbia History Office, com o objetivo de constituir acervos utilizáveis no futuro, para a escrita de biografias de pessoas notáveis na vida cultural e política dos Estados Unidos da América - assim ocorreu graças a criação do gravador naquele ano de 1948 (TREBITSCHI, 1994, p. 20). Aquilo que parecia ser apenas um apelo ou um modismo passageiro, que recorreu ao uso das novas tecnologias para construir fontes com o fim de elaborar a narrativa histórica, discutindo vidas de pessoas de projeção naquela sociedade, dadas as peculiaridades contidas na sua formulação, por algum motivo extrapolou as fronteiras do país, fazendo-se espraiar por todos os continentes.

 

O Brasil será impactado pelo fenômeno da história oral a partir dos anos de 1970, inicialmente na Fundação Getúlio Vargas. Mas depois ganhou corpo em forma de grupos de pesquisa, seminários e foi incorporada por programas de pós-graduação e o ponto alto ocorreu em 1994 com a fundação da Associação Brasileira de História Oral (AMADO e FERREIRA, 1998, ix). No Brasil deve-se muito ao trabalho da Associação Brasileira de História Oral o sucesso na difusão e emprego da metodologia da história oral, na produção historiográfica.

 

 

Objetivos Gerais

Oferecer os referenciais essenciais para as pessoas que integram e/ou de algum modo atuam em sindicatos, comunidades, associações de moradores e de bairros, de movimentos sociais que defendem seus direitos, dentre aqueles que atuam na defesa dos movimentos populares comunitários para que possam escrever suas histórias através da metodologia da história oral, oferecendo aos seus pares e à comunidade externa sua visão dos acontecimentos.

 

Objetivos Específicos

- municiar o público alvo do Projeto de Extensão dos referenciais teóricos e metodológicos da história oral, em linguagem acessível para pesquisar a história de seu grupo político-social;

- debater textos visando municiar a turma com referenciais que possibilitem práticas de pesquisa em história oral;

- exercitar as práticas de pesquisa em história oral discutindo casos de depoimentos gravados com a turma, em sala de aula;

- discutir como as entrevistas gravadas podem compor acervo documental sonoro arquivado, com a finalidade de servir de instrumento para a escrita de textos;

- Publicar livro aproveitando entrevistas produzidas pelos participantes do curso (no todo ou em parte, a verificar a qualidade de cada uma).

 

Metodologia

O curso de Extensão “Uma história oral para a comunidade escrever a sua história” terá todo seu conteúdo programático transmitido em aulas expositivas, através do formato digital, com transmissão através de página na internet especialmente criada para este fim. Assim temos a previsão de distribuição de atividades síncronas e assíncronas, por onde a turma receberá uma parte do conteúdo em aulas on-line (síncronas) dispondo de outro tempo para leitura dos textos (assíncronas).

 

Após o cumprimento de uma parte do conteúdo programático, com base nos fundamentos recebidos, a turma sairá a campo para gravar entrevistas. Em seguida retornará para a sala de aula expondo e debatendo o material produzido, discutindo os pontos fortes e fracos no trabalho executado e, eventualmente, corrigindo rotas, visando aprimorar as práticas em história oral, para de fato envolver-se na construção e execução de projetos de história oral oferecendo versões da história das entidades em que atuam.

 

Ementa e Programa da Disciplina

 

Disciplina: “Uma história oral para a comunidade escrever a sua história”

Ambiente Virtual: aula síncrona na 6ª feira: 19h-21h (online); aula assíncrona das 16:30h-18:30h (destinada à leitura dos textos).

 

Carga-Horária: 60h: 30h Síncronas; 30h Assíncronas.

As aulas síncronas acontecerão em dispositivos de web-conferência.

 

1. Ementa: Memória. História Oral. Teoria e metodologia em História Oral. O conteúdo oral gravado enquanto documento. Arquivo de fontes para História Oral. Escrita da história.

OBJETIVOS: oferecer às pessoas participantes do Curso de Extensão os rudimentos pertinentes à memória que permitem problematizar os discursos e os referenciais teóricos e metodológicos no campo da História Oral para que pratiquem a pesquisa em história oral e compreendam como ocorre a elaboração do documento oral que pode ser arquivado para a escrita da história e de outros textos.

2. Cronograma de Execução do Conteúdo programático, distribuído por 15 encontros, cada um correspondente a 2 aulas síncronas. Computar antes 2 aulas assíncronas destinadas às leituras preparatórias das aulas síncronas. Veja a seguir:


AGOSTO

- 06/08/2021) Apresentação do Programa: Discussão do programa; Memória em várias vertentes; História oral; Prática de pesquisa em história oral; Arquivos orais; Escrita da história. Debate: perguntas e respostas – colher expectativas da turma em relação ao Curso de Extensão.

 

- 13/08/2021) Grande Tema “Memória”

Tema: Problematizando memória e subjetividade na história com PIRES, Francisco Murari. Tucídides: retórica do método, a figura de autoridade e os desvios da memória. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M. (Orgs.). Memória (res)sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. da Unicamp, 2001.

 

- 20/08/2021) Tema: Memória Subjetiva em Bergson, Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo. Martins Fontes, 1990.

                 Tema: Memória Coletiva em Halbwachs, Maurice. A memória coletiva. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

 

- 27/08/2021 Tema: Memória e Esquecimentos em WEINRICH, Harald. LETE –arte e crítica do esquecimento. Tradução Lya Luft. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 2001.

 

SETEMBRO

- 03/09/2021) Grande Tema “A História Oral – História; Procedimentos e Práticas”

Tema: O conceito e a história da História Oral – TEXTO TREBITSCH, Michel. A função epistemológica e ideológica da história oral no discurso da história contemporânea, In MORAES, Marieta (Org). História Oral. Rio de Janeiro: Diadorim/FINEP, 1994. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

- O conceito e a história da História Oral no Brasil. TEXTO: História oral no Brasil: uma análise da produção recente. NETO, A. F. P, MACHADO, B. A e MONTENEGRO, Antônio Torres. História Oral, V10 – n 2 ABHO. Jul/Dez, RJ, 2007, p. 113. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

 

- 10/09/2021) Tema: O conceito e a história da História Oral. TEXTO: O lugar da história oral: o fascínio do vivido e as possibilidades de pesquisa. ALBERTI, Verena. Ouvir Contar. Textos em história Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. pag 13-32. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

- História Oral temática e história Oral de vida. TEXTO Dramas da vida: direito e narrativa na entrevista de Evandro Lins e Silva. ALBERTI, Verena. Ouvir contar – textos em História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004. pag. 90 a 111. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

 

- 17/09/2021) Tema: História Oral temática e história Oral de vida. TEXTO: O comunismo e outros perigos: memórias sobre o medo entre católicos. RODEGHERO, Carla Simone. História Oral, V10 – n 2 ABHO. Jul/Dez, RJ, 2007. Pag 113. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

A pesquisa histórica e as metodologias de trabalho com a História Oral. TEXTO: VILLANOVA, Mercedes. Pensar a subjetividade – estatísticas e fontes orais. In MORAES, Marieta (Org). História Oral. Rio de Janeiro: Diadorim/FINEP, 1994. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

 

- 24/09/2021) Tema: Os procedimentos da História Oral: a entrevista (preparo, execução e conservação). Texto: ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. Da implantação do programa de história oral - pag 35-62. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

- os procedimentos da História Oral: a entrevista (preparo, execução e conservação) Texto: ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. Gravação e preservação das entrevistas – pag 63-156. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

 

OUTUBRO

- 01/10/2021) Tema: As etapas da História Oral: a entrevista (preparo, execução e conservação). Texto: ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. A entrevista; Prática de pesquisa em história oral – Elaborar Roteiro – Geral/Específico; estudando os indivíduos a entrevistar; preparar entrevistas, Direitos autorais e a carta de doação – p. 157-234. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

- 08/10/2021) Tema: Produzir e tratar acervos documentais orais. Texto: ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013. O tratamento do acervo. P. 235-356. Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

- 15/10/2021) Tema: Produzir e tratar acervos documentais orais. Vivências e práticas de História Oral: o caso do CPDOC (Consulta ao site do CPDOC). Objetivo: Proporcionar domínio de conhecimento relativo ao tema da unidade por meio da leitura sugerida.

 

- 22/10/2021) Prática de Pesquisa (usar a aula para gravar entrevista). Objetivo: demonstrar o domínio do conteúdo teórico através das habilidades de pesquisa.

 

- 29/10/2021) Prática de Pesquisa (usar a aula para gravar entrevista). Objetivo: demonstrar o domínio do conteúdo teórico através das habilidades de pesquisa.

 

NOVEMBRO

- 05/11/2021 Apresentação do trabalho final. Objetivo: que a turma expresse domínio do conteúdo ministrado no semestre através da apresentação do trabalho decorrente da pesquisa de campo.

- 12/11/2021) Apresentação do trabalho final. Objetivo: que a turma expresse domínio do conteúdo ministrado no semestre através da apresentação do trabalho decorrente da pesquisa de campo.

 

3. Metodologia

Aulas expositivas síncronas através do debate de texto.

Atividades assíncronas: podcasts; filmes; vídeos de YouTube; leituras; preparar entrevistas.

Pesquisa – efetuar entrevista.

 

4. Avaliação

Avaliação de discentes sobre o curso: sugestões, críticas e elogios.

 

5. Produtos Esperados

- Qualificar pessoas do mundo não acadêmico com os rudimentos da pesquisa histórica em história oral, visando habilitá-las para escrever a história da história expressando o mundo em que vivem;

- Publicar livro decorrente do domínio dos conteúdos ministrados no Curso.

 

 

6.1 Bibliografia Básica

ALBERTI, Verena. História Oral: A experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.

_______. Ouvir Contar. Textos em história Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

_______. Fontes Orais. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2006, p.155-202.

_______. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Apresentação. In Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade-Lembranças de Velhos. São Paulo: Ed. T. A. Queiroz, 1979.

FERREIRA, Marieta de Moraes (Org). História Oral. Rio de Janeiro: Diadorim/FINEP, 1994.

FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (Orgs.) Usos e Abusos da História Oral. Rio de janeiro: FGV, 1998.

JOUTARD, Philippe. História Oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: AMADO, Janaína (Org.) Usos e Abusos da História Oral. Rio de janeiro, Ed. da Fundação Getúlio Vargas,1998, p.43-61.

LE GOFF, Jacques. Memória-História. In: Enciclopédia Einaudi, Vol. 1, Imprensa Nacional, 1984. p. 11-50.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas Reflexões sobre ética na História Oral. In: Ética e História Oral Projeto História, nº 15, Revista do departamento de História da PUC SP, São Paulo: Abril de 1997, p. 13-33.

RECŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICANP, 2008.

TREBITSCH, Michel. A função epistemológica e ideológica da história oral no discurso da história contemporânea. In FERREIRA, Marieta de Moraes (Org). História Oral. Rio de Janeiro: Diadorim/FINEP, 1994.

 

 

6.2 Bibliografia Complementar

SILVA, Janice Theodoro da. Memória e Esquecimento. In: Revista Divulgação Cultural, vol. 13, n. 44. Blumenau, 1990.

THOMSON, Alistair. Recompondo a História: Questões sobre a relação entre a História oral e as memórias. In: Ética e História Oral Projeto História, n. 15, Revista do Departamento de História da PUC /SP, São Paulo: Abril de 1997, p. 51-97.

THOMSON, Alistair; FRISCH, Michael; HAMILTON, Paula. Os Debates Sobre Memória e história: Alguns Aspectos Internacionais. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína. (Orgs.) Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998, p.65-91.

THOMPSON, Paul. A voz do Passado. História Oral. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

_______. História Oral e contemporaneidade. In: História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral. N. 5, Junho de 2002, p. 9-28.

Revistas da ABHO em

<http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=issue&op=archive>.

 

 

CURSO ONLINE EM 15 SEMANAS COM CERTIFICADO (mínimo de 75% de presença).

 

INSCRIÇÕES EM: editora@ciafagulha.com.br

Nome, endereço e telefone

 

VALOR: R$ 50,00

 

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CEF - Agência: 1207

Conta: 003 0002641-0


Obs.: A comunidade do estado de Santa Catarina é isenta da taxa de inscrição. 

 


Realização:

Laboratório de História Oral – UFSC



e


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