Desmonte da cultura promovido pela prefeitura de São Bernardo do Campo (PSDB)

  

Desmonte da cultura promovido pela prefeitura de São Bernardo do Campo (PSDB)

 

 

 
Fechamento de bibliotecas em São Bernardo do Campo-SP

 

No Brasil, entre 2015 e 2020, foram fechadas quase 800 bibliotecas.

No estado de São Paulo são 698 desses equipamentos subtraídos à população no mencionado período.

Os dados de 2021 e 2022, por enquanto não divulgados, podem agravar ainda mais esse triste quadro construído pelo descaso e verdadeiro desprezo pela arte e cultura no país.

A revogação de direitos (trabalhistas, econômicos, previdenciários, políticos e sociais) tem sido a tônica do golpe de Estado de 2016, que deliberadamente sucateia e destrói os serviços públicos para transformar direitos da população em mercadorias (planos de saúde, escolas e previdências privadas etc.), impedindo o acesso da grande maioria a direitos fundamentais.

Em São Bernardo do Campo-SP, administrada pelo PSDB e em sintonia com o neoliberalismo do governo Bolsonaro, a referida política suprime equipamentos públicos (fechamento do CLAC-Centro Livre de Artes Cênicas, transferência do CAV-Centro de Audiovisual para lugar menor e inadequado, fechamento de bibliotecas, redução ou extinção de diversas conquistas dos moradores do município) e não dialoga com artistas e produtores culturais locais.

O FACA-Fórum Aberto de Arte e Cultura do ABC tem denunciado essas políticas autoritárias e antipopulares e, de maneira propositiva, apontado a necessidade de preservar os equipamentos existentes, ampliá-los, dinamizar seu funcionamento e criar outros novos para atender, de forma democrática, as demandas da maioria da população da cidade.

A organização e a resistência dos setores culturais — e do conjunto dos movimentos sociais e sindicais — são importantes para interromper o desmonte e reverter essa política desrespeitosa aos direitos de munícipes e, em particular, aos(às) de trabalhadores(as) da cultura, cujas atividades produzem empregos diversificados e o sustento de milhares de pessoas.

 

Colabore:

Quero colaborar com o Blog do Agenor Bevilacqua Sobrinho

 

 

No comments:

Post a Comment

Um homem sem importância - 1971 - Alberto Salvá

  Um homem sem importância  - 1971 - Alberto Salvá Um homem sem importância - 1971   Filme discutido no Módulo I do curso - ODUVALDO VI...

Postagens populares