VIANINHA - dramaturgia, pensamento estético e luta política. Ciclo de encontros quinzenais online

 

VIANINHA - dramaturgia, pensamento estético e luta política.

Ciclo de encontros quinzenais online

 

 


Ciclo de encontros quinzenais online

ODUVALDO VIANNA FILHO [1936-1974]: dramaturgia, pensamento estético e luta política.

Por ocasião do 50º aniversário de morte do dramaturgo

Docente responsável: Maria Sílvia Betti – FFLCH-USP

Gravações: de 21 de junho a 25 de outubro

Sextas-feiras: das 16h às 18h

Organização: Agenor Bevilacqua Sobrinho – Cia. Fagulha

 

Inscrições gratuitas

https://forms.gle/58jmwmc2JXdMf23s7


Observação: APENAS INSCRITOS TERÃO ACESSO AO DRIVE DO CURSO 

 

21 de junho – Chapetuba Futebol Clube e A mais valia vai acabar, seu Edgar

05 de julho – Auto dos 99%. Ou como a Universidade capricha no subdesenvolvimento e Brasil versão brasileira

19 de julho – Quatro quadras de terra e Os Azeredo mais os Benevides

02 de agosto – Show Opinião e Se correr o Bicho pega, se ficar o Bicho come

16 de agosto – Moço em estado de sítio e Mão na luva

30 de agosto – Dura lex sed lex, no cabelo só Gumex e Papa Highirte

13 de setembro – Corpo a corpo e Allegro desbundaccio. Ou se o Martins Pena fosse vivo.

27 de setembro – A longa noite de Cristal

11 de outubro – Nossa vida em família

25 de outubro – Rasga coração

 

2024 assinala o 50º aniversário da morte de um nome fundamental do teatro e das lutas de esquerda no país: Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha).

Em seus quase vinte anos de carreira, Vianinha trabalhou em iniciativas que colocaram em foco a renovação estética e política da dramaturgia e do teatro no Brasil: entre 1955 e 1960 no Teatro de Arena de São Paulo, entre 1961 e 1964 no Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, e entre 1964 e 1967 no Grupo Opinião, no Rio de Janeiro.

Juntamente com seus companheiros, em todas essas frentes de trabalho, Vianinha lidou continuamente com a necessidade de redefinir o papel do teatro como veículo de pensamento crítico e de luta. Os desafios que enfrentou nesse sentido foram cruciais, e talvez tenham sido os mais agudos e intensos dentre os enfrentados por seus coetâneos.

O primeiro desses desafios foi o de tentar abolir os limites de classe que pesavam sobre a produção cultural e que separavam o intelectual e o artista da classe trabalhadora. Essa perspectiva inspirou todas as formas de trabalho dentro no Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes.

Em 1964 o golpe militar cortou os elos de contato entre os intelectuais de classe média e o proletariado, e instaurou a perseguição política e a censura. Dentro desse contexto, um segundo desafio se apresentou: o de encontrar formas de expressão que permitissem, em alguma medida, formular e transmitir, com eficácia artística e pertinência de análise, um pensamento crítico ao regime que sufocava o país.

Em 1968 o Ato Institucional número 5 foi promulgado pelo governo militar e tornou ainda mais acirrada a repressão e a perseguição de todos os que se ligassem a organizações de esquerda, fosse por afinidade de pensamento, fosse por militância propriamente dita. Com isso apresentou-se o terceiro (e talvez o mais difícil e agudo) desafio a ser enfrentado: era necessário e urgente, de alguma forma, mesmo naquelas terríveis circunstâncias, trabalhar para atingir outras faixas de interlocutores e de público. Isso levou Vianinha a estreitar seus laços com o trabalho na televisão.

Embora já tivesse escrito para a TV nos anos anteriores, Vianinha tornou-se colaborador frequente do programa “Caso Especial”, da Rede Globo de Televisão. A Rede Globo, em 1965, havia recebido insumos significativos financeiros do grupo estadunidense Time-Life, e tinha indiscutível afinidade com o pensamento político do governo militar. Vianinha sabia disso, mas acreditava na existência de brechas dentro do sistema implantado de rede televisiva, e defendia a estratégica e consciente ocupação delas.

As críticas de que passou a ser alvo por parte da esquerda acirraram-se quando, algum tempo depois, ele e Armando Costa, seu companheiro do CPC e do grupo Opinião, assumiram, com enorme sucesso de público, a criação de scripts para o seriado “A Grande Família”, e levaram para as telas da TV os problemas de sobrevivência enfrentados por diferentes gerações da classe trabalhadora.

Nenhum desses desafios tornou-se obsoleto ou foi superado ao longo das décadas que se seguiram após sua morte em 1974. Em seus trabalhos Vianinha havia se apoiado sempre na materialidade das lutas políticas travadas no chão histórico do país, mergulhando na análise de seus processos com abrangência e com busca de totalidade. Mas nos anos que se seguiram, as formas de capitalismo dependente e predatório implantado no país foram tornando prioritárias outras formas de percepção e expressão por parte das gerações que se seguiram.

O amadurecimento dramatúrgico e analítico registrado no teatro de Vianinha ainda não foi superado dentro das coordenadas de trabalho dramatúrgico vigentes neste momento em que nos encontramos. Apesar disso, ao olharmos à nossa volta, constatamos que, nem mesmo nos anos de chumbo da ditadura militar, foi tão difícil como agora construirmos condições relevantes e coerentes para debater e analisar suas peças e principalmente para, a partir delas, procurarmos entender e discutir nosso presente. É isso que propomos com esta sequência de encontros quinzenais.

 

Apoio: Blog da Cia. Fagulha

https://blogdaciafagulha.blogspot.com/

 

Realização:

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