A educação de crianças e jovens durante a pandemia da covid-19.
“Tem alguém aí, ou vamos apenas cumprir tarefas?”
Por Danielle do Nascimento Rezera e Raquel Gomes D'Alexandre
Danielle do Nascimento Rezera - Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
Raquel Gomes D'Alexandre - Pontifícia Universidade Católica PUC- São Paulo
Resumo:
A chegada do vírus Covid-19 ao Brasil redirecionou o olhar nacional para a crise científica instituída após os primeiros anos de governo do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. Objetivando entender o descontrole pandêmico no país e os efeitos na educação, tecemos considerações importantes em que se estabeleceu como mote epistemológico a compreensão do negacionismo científico articulado a antipolítica fundamental à condução do processo de alijamento dos direitos humanos. Buscamos no processo o entendimento crítico das condicionantes da educação obrigatória e como estas práticas são utilizadas como sinônimo de uma reconfiguração sobre as atividades laborais e atuação de entes privados no setor, indicando processos de precarizações do trabalho docente e da qualidade no sistema educacional público.
Palavras-chave: Educação. Covid-19. Negacionismo. Antipolítica. Razão Neoliberal.
SABER & EDUCAR 2 9 / 2 0 2 1: Escolas encerradas: Que educação em tempos de covid-19?
e-ISSN 1647-2144 – Portugal.
http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/396/458
PDF: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/download/396/458
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