FICHA TÉCNICA PAPA HIGHIRTE. Por Tin Urbinatti


FICHA TÉCNICA PAPA HIGHIRTE. Por Tin Urbinatti.


Tin Urbinatti, especial para o Blog da Cia Fagulha.




Tin Urbinati, autor do livro Peões em cena. Grupo de Teatro Forja,
dirigiu a peça Papa Highirte, de Vianinha, em 1976.



As condições políticas e a brutal repressão exercida pela ditadura militar nos anos de 1970 sobre os movimentos populares, obrigavam os cidadãos a ficarem sempre prevenidos e alertas. Os estudantes que participavam das lutas do movimento estudantil eram permanentemente vigiados, presos, e alguns até mortos. Adriano Diogo, Arlete Diogo, Alexandre Vannuchi Leme, são alguns dos casos mais conhecidos. O assassinato do professor, jornalista e diretor de tv Wladimir Herzog que ficou conhecido mundialmente.
Todo cuidado era necessário. Evitávamos deixar qualquer papel com anotações sobre nossas discussões, principalmente os nomes das pessoas.
 Ao final de certas reuniões mais complicadas, era tarefa queimar todos os papéis com anotações. Dentro desse clima, dessa tensão, fazer um espetáculo teatral era um ato de extrema ousadia e exposição das pessoas. Não submetíamos nossos espetáculos à censura da ditadura.
Nesse sentido, evitávamos fazer programa das peças onde inevitavelmente iríamos colocar os nomes de pessoas. O máximo que fazíamos eram textos explicativos ou complementares sobre a encenação.
Fazíamos filipetas (pequenas tiras de papel) anunciando a peça, autoria, direção (no caso do Grupo de Teatro da Ciências Sociais a direção era minha, que já era conhecido como ator profissional). Quando usávamos algo impresso colocávamos apenas os apelidos dos atores.
Mesmo assim, com todo esse cuidado, vários companheiros foram denunciados aos órgãos da repressão.

O máximo que a gente tinha na época eram filipetas de divulgação. Por exemplo: Doutor Getúlio, a gente criava uma filipeta que chamávamos de ‘mosquito’, uma tira de papel cumprida, estreita, na qual a gente colocava o nome da peça; o nome do autor, no caso Dias Gomes; direção Tin; grupo das ciências sociais. Onde? Em tal lugar, tal hora. Era esse o nosso material de divulgação.
Não continha nome de ninguém, no máximo apelido! Era temerário fazer isso. Eu era o cara mais exposto porque eu já era conhecido do teatro profissional.


FICHA TÉCNICA DO PAPA.

A peça teatral Papa Highirte, de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), teve sua primeira montagem no Brasil no ano de 1976, EM 16 DE AGOSTO no auditório da Faculdade de Ciências Sociais na USP, em São Paulo, pelo Grupo de Teatro da Ciências Sociais. Tivemos duas temporadas, a primeira em agosto-setembro e a segunda no mês de dezembro de 1976.

A seguir, a ficha técnica destas duas temporadas:

PAPA HIGHIRTE, texto de Oduvaldo Vianna Filho.

Juan Maria Guzamon Highirte (Papa Highirte) - “Gigi”
Pablo Mariz- (Diego) - Tin
Graziela - Aurea
General Perez Y Mejia - “Samuca”
General Menandro, Coberto 1 - Mauro
William Eskel, Coberto 2, Hermano Arrabal (Manito) - Zé Carlos.
Morales - Luiz Antônio
Grissa - “Zezé”.

Direção – Tin Urbinatti

*****


SERVIÇO:

Papa Highirte
Autor: Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha
Editora: Temporal
ISBN 13:       978-85-53092-02-4

Páginas:       120
Papa Highirte – Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha


WhatsApp.: (011) 95119-8357



Conheça também:

de Maria Sílvia Betti (organizadora da edição de Rasga Coração)

Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil: Três estudos
Autora: Maria Sílvia Betti
Editora: Cia. Fagulha
ISBN 13:       978-85-68844-03-8
Páginas:       360




Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil: Três estudos – Maria Sílvia Betti




WhatsApp.: (011) 95119-8357


No comments:

Post a Comment

O desafio - 1965

O desafio  - 1965   O desafio -1965   Filme discutido no Módulo II do curso - ODUVALDO VIANNA FILHO: teatro, política, cinema e música...

Postagens populares