A extrema-direita e o governo atual:
os ecos da história no momento político contemporâneo.
Por Renato Alencar Dotta
QUANDO: 18/06/2021, das 19h às 21h
GRATUITO – via Google meet
Inscrições em: editora@ciafagulha.com.br
Envie seu nome e telefone.
Bibliografia sugerida:
BERTONHA, João Fábio. A direita radical brasileira no século XX: do monarquismo e das ligas nacionalistas ao fascismo e à ditadura militar (1889-2011). Studia Historica. Historia Contemporánea, v. 30, p. 133-150, 15 maio 2013.
CARVALHO, Luiz Maklouf. O cadete e o capitão - A vida de Jair Bolsonaro no quartel. São Paulo: Todavia, 2019.
DOTTA, Renato Alencar Dotta & SIMÕES, Renata Duarte. Matizes da Direita. As várias peças de um quebra-cabeças político. São Paulo: Todas as Musas, 2020.
TEITELBAUM, Benjamin R. Guerra pela eternidade: o retorno do tradicionalismo e a ascensão da direita populista. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
Renato Alencar Dotta é Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor experiente, é autor do livro Elementos Verdes – Os integralistas na mira do DOPS (1938-1981) (Todas as Musas, 2021), bem como coorganizou vários livros sobre a direita no Brasil e no mundo. É criador do grupo acadêmico GEINT (Grupo de Estudos sobre o integralismo) e do GT História das Direitas (vinculado à ANPUH nacional), do qual é coordenador nacional, e do qual fazem parte pesquisadores vinculados a universidades em vários estados e outros países. Atualmente leciona no Colégio Universitário da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e no Centro Paula Souza.
Realização:
Editora Cia. Fagulha
No comments:
Post a Comment