Leituras críticas de dramaturgia moderna estadunidense e brasileira. (1965-1972)


Leituras críticas de dramaturgia moderna estadunidense e brasileira. (1965-1972)



OBSERVAÇÕES: Esta disciplina será oferecida a distância no 2º semestre letivo de 2020. Os textos do Programa estarão disponíveis na plataforma Moodle USP e-disciplinas.


NOME DA DISCIPLINA:
Leituras críticas de dramaturgia moderna estadunidense e brasileira. (1965-1972)
VALIDADE INICIAL (Ano/Semestre): 2020, 2º. SEMESTRE
Aulas Teóricas: Aulas Práticas, Seminários e Outros
DURAÇÃO EM SEMANAS: 12
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS): Profa. Dra. Maria Sílvia Betti
Prof. Dr. Eduardo Luís Campos Lima


Link de acesso à página da disciplina no Moodle:



PROGRAMA


OBJETIVOS: Analisar e discutir uma seleção de peças teatrais relevantes para o estudo do papel do teatro e da dramaturgia moderna no contexto estadunidense e brasileiro no período compreendido entre 1965 e 1972.
JUSTIFICATIVAS: O estudo do texto dramatúrgico tem papel formativo fundamental nas áreas de Literatura Dramática, de Artes Cênicas e de Dramaturgia. Os textos dramatúrgicos que fazem parte do programa desta disciplina tiveram papel importante dentro da constituição de um repertório de procedimentos formais estratégicos no período mencionado (1965-1972) tanto no contexto teatral dos Estados Unidos como no do Brasil. Dentro desse período, transformações históricas, políticas e culturais importantes estavam em curso e foram, em alguma medida, figuradas na tessitura dramatúrgica dessas peças. O estudo analítico dessa dramaturgia permitirá a colocação de questões essenciais para um melhor entendimento da própria dramaturgia contemporânea.

CONTEÚDO (EMENTA):

Aula 1: Introdução, contextualização e problematização da proposta da disciplina dentro do momento atual de crise econômica, sistêmica e sanitária, isolamento social, aulas online e pandemia. Perspectivas e prioridades de pesquisa.

Aula 2: “Quem tem medo de Virginia Woolf?”, de Edward Albee. Análise e discussão. Montagem brasileira dirigida por Maurice Vaneau com Cacilda Becker, Walmor Chagas, Fulvio Stefanini e Lilian Lemertz em 1965.

Aula 3: “Moço em estado de sítio”, de Oduvaldo Vianna Filho. Análise e discussão.
Peça de 1965 escrita pelo autor dentro do grupo Opinião. Não liberada pela censura na época.

Aula 4: “A História do Jardim Zoológico”, de Edward Albee. Montagem dirigida por Emílio Fontana com Raul Cortez em 1966 e “Vida doméstica”, prequela de “A História do Jardim Zoológico” escrita em 2009. Inédita no Brasil como encenação.

Aula 5: “Dois perdidos numa noite suja”, de Plínio Marcos. 1966. Estreia profissional do autor.

Aula 6: “As bruxas de Salém”, de Arthur Miller. Montagem em 1965 sob a direção de João Bethencourt.

Aula 6: “Papa Highirte”, de Oduvaldo Vianna Filho. Premiada com o 1º lugar no concurso de Dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro em 1968 e em seguida proibida pela Censura. Primeira montagem realizada clandestinamente em 1976 pelo Grupo de Teatro de Ciências Sociais da FFLCH-USP com a direção de Tin Urbinatti.

Aula 7: “Berro”, de Tennessee Williams. Versão final no contexto de origem em 1972. Traduzida e apresentada no Brasil em 2013 em montagem do grupo TAPA dirigida por Eduardo Tolentino.

Aula 8: Missa Leiga”, de Chico de Assis. Escrita em 1971 e montada em 1972 com direção de Ademar Guerra, após enfrentar diversos impedimentos criados pela censura.

Aula 9: “Um equilíbrio delicado”, de Edward Albee. Montagem de 1971 dirigida por Maurice Vaneau.

Aula 11. “Corpo a corpo” Monólogo de Oduvaldo Vianna Filho. Encenado em 1970 sob a direção de Antunes Filho.

Aula 12: Balanço final das discussões.


BIBLIOGRAFIA:

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_______. Counting the ways. A vaudeville. Arquivo pdf.
_______. A delicate balance. Arquivo pdf
_______. Um equilíbrio delicado. São Paulo: Editora Bloch Coleção Ribalta. 1969.
_______. Quem tem medo de Virginia Woolf? Tradução Nice Rossoni. São Paulo: Abril Cultural, 1977.
_______.  Which theater is the absurd one? Arquivo pdf
_______. Vida doméstica. (Homelife) Tradução inédita de Augusto César. 2017.
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Cultural, 2013.
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FLORES, Fulvio Torres. Da Depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio-históricas em ‘American Blues’ de Tennessee Williams. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH-USP. 2013.
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GARCIA, Miliandre. Ou vocês mudam ou vocês acabam. Teatro e censura na ditadura militar (1964-1985). Tese de Doutorado apresentada Programa de Pós-graduação
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MENDES, Oswaldo. Bendito maldito. Uma biografia de Plínio Marcos. São Paulo: Leya. 2009.


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_______. Grito d’alma. (Outcry). Tradução de FranciscoCArneiro da Cunha. Lisboa: Factash. 2004.




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Conheça também:


de Maria Sílvia Betti (organizadora da edição de Rasga Coração)


Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil: Três estudos

Autora: Maria Sílvia Betti

Editora: Cia. Fagulha

ISBN 13:       978-85-68844-03-8

Páginas:       360











e-mail: 
editora@ciafagulha.com.br


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