Chapetuba F. C. e A mais-valia vai acabar, seu Edgar. Por Maria Sílvia Betti

 

Chapetuba F. C. e A mais-valia vai acabar, seu Edgar. Por Maria Sílvia Betti




As duas primeiras peças propostas para o primeiro Encontro são bastante diferentes entre si, tanto em termos de estilo como em termos de recursos dramatúrgicos mobilizados.

Chapetuba foi escrita dentro dos Seminários de Dramaturgia organizados no Teatro de Arena de São Paulo em 1959, e é uma peça realista e de carpintaria teatral bem engendrada. A motivação de cada cena é apresentada e desenvolvida por meio de ação, e resolvida numa sequência de acontecimentos cujo epicentro é a disputa pela vitória do time local da cidade de Chapetuba no Campeonato da Segunda Divisão de Futebol. A vitória trará à cidadezinha um influxo de progresso e desenvolvimento econômico e social ansiosamente esperado por toda a população.

A mais-valia vai acabar, seu Edgar, de 1960, é uma peça épica que utiliza recursos de revista teatral com músicas e humor, e que discute em cena o funcionamento do processo de exploração da mão de obra assalariada dentro da produção de mercadorias. As personagens são representativas de suas classes dentro da estrutura econômica da sociedade capitalista: de um lado temos quatro Capitalistas (C1, C2, C3 e C4), donos dos meios de produção, e de outro, quatro Desgraçados (D1. D2, D3 e D4), trabalhadores oprimidos e explorados. Um desses Desgraçados, pitorescamente denominado D4, sente-se instigado a investigar a questão central da origem do lucro dos patrões e da miséria da classe trabalhadora. A peça coloca em cena os mecanismos pelos quais essa investigação se realiza e a compreensão final a que ela conduz.

A análise dessas duas peças nos dará elementos para detectar, já nesta fase inicial do trabalho de Vianna, duas matrizes importantes que teriam desdobramentos diversos DENTRO de sua dramaturgia: a da peça realista, apoiada na ideia de uma crônica de costumes como base para a crítica de processos sociais mais amplos, e a da peça épica, nesse momento de aporte da dramaturgia de Brecht e do pensamento de Erwin Piscator no Brasil.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
 
CARBONE, Roberta. O trabalho crítico de João das Neves no jornal Novos Rumos em 1960: perspectivas sobre a construção. Dissertação de mestrado (ECA-USP). São Paulo, 2014. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-20012015-152056/pt-br.php
 
GUARNIERI, Gianfrancesco; VIANNA FILHO, Oduvaldo. A pipa de Diógenes. Organizado por Ligia Balista, Juliana Caldas. São Paulo: Edições Jabuticaba, 2022.
 
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Peças do CPC: a mais valia vai acabar seu Edgar e mundo enterrado. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
 
VIANNA FILHO, Oduvaldo. Teatro de Oduvaldo Vianna Filho: v. 1, organização de Yan Michalski. Rio de Janeiro: Ilha, 1981.



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