Entrevista: Maria Silvia Betti fala sobre a
publicação de “Rasga Coração” e as peças de Oduvaldo Vianna Filho. Por Fernando
Pardal
Publicado originalmente em: http://esquerdadiario.com.br/ideiasdeesquerda/?p=729
Entrevistamos a Prof. Dra. Maria Silvia Betti,
professora Livre Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade
de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ela é autora de
“Oduvaldo Vianna Filho” (Edusp/Fapesp, 1997) e “Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil.
Três Estudos” (Cia. Fagulha, 2017). Atualmente, é organizadora da publicação
das peças de Oduvaldo Vianna Filho pela editora Temporal, cujo primeiro volume
é “Rasga Coração”, com prefácio e posfácio de autoria dela.
Ideias de Esquerda: Qual a importância de
Oduvaldo Vianna Filho para a dramaturgia? Por que editar as obras de Oduvaldo
Vianna Filho?
Maria Silvia Betti – O trabalho de Oduvaldo
Vianna Filho é fundamental não só para quem estuda dramaturgia, mas também e
principalmente para todos os que se interessam pelo mergulho crítico nos
processos históricos do país em sentido amplo, tomados sob a perspectiva das
classes trabalhadoras e das lutas políticas da esquerda. Nenhum outro
dramaturgo criou um conjunto de trabalhos tão representativo e tão bem
realizado ao tratar dessas questões. Nenhum outro foi tão longe no sentido do
amadurecimento da reflexão política e dos expedientes estéticos utilizados.
A recém iniciada publicação do conjunto de suas
peças vem preencher uma lacuna que há décadas vinha privando gerações de
estudantes, leitores e espectadores do contato com a mais coesa e densa obra
dramatúrgica do teatro do século XX no Brasil.
IdE – Por que começar por “Rasga
Coração”?
MSB – “Rasga coração” é
uma peça única pelo fato de ter empreendido uma síntese de setenta anos da
vida do país sob o ângulo dos impasses da esquerda. A transversalidade
histórica das questões políticas representadas ao longo desse período é
abordada por mecanismos cênicos de contraposição, o que ressalta o caráter
dialético da estrutura e o foco colocado sobre os processos históricos.
Nenhuma outra peça brasileira, nem do período em
que Vianna a escreveu e nem dos posteriores, enfrentou tantos desafios
estéticos e políticos em sua escritura quanto “Rasga coração”, já que só seria
possível chegar ao âmago dos problemas tratados por meio de recursos formais
que permitissem ir além dos conflitos intrafamiliares e interpessoais, e que
colocassem em foco a tessitura histórica e a experiência política
extraída das experiências e ações coletivas.
Por todos esses motivos, “Rasga Coração” constitui
uma instigante e indiscutivelmente significativa porta de entrada no trabalho
dramatúrgico de Vianna.
IdE – Quais as próximas peças a serem
editadas e qual o sentido dessa ordem?
MSB – No volume lançado pela Editora
Temporal são anunciados os seguintes títulos: Papa Highirte, A longa
noite de cristal, Moço em estado de sítio, Mão na luva, Corpo a
corpo, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, Nossa vida em
família e Allegro Desbum.
Foram priorizadas peças que nunca haviam sido
publicadas ou que se encontravam fora do catálogo de editoras.
A sequência foi organizada com base na afinidade
observada, seja quanto aos temas, seja quanto ao período de elaboração.
IdE – Existe um apagamento da dramaturgia de
Oduvaldo Vianna. Filho ou da memória do trabalho dele?
MSB – Existe um declínio das formas de pesquisa e
de estudo voltadas para a dramaturgia, e Vianna foi acima de tudo um
dramaturgo. No campo das artes cênicas e das escolas de formação de atores
prevalecem as práticas performativas e pós-dramáticas, e a dramaturgia é vista
como “textocêntrica”. No campo do movimento de teatro de esquerda, predomina o
interesse pelo agit prop e pelas formas documentais. Dentro desse contexto,
trabalhos como “Rasga Coração” tendem a ficar fora do foco de interesse tanto
de um setor como do outro.
Há, ainda, outro fator que interfere negativamente:
a perda de referências históricas e a ausência de um repertório de leitura e de
contato formativo por parte de estudantes e de espectadores em
geral. Trabalhos como os do Vianna acabam demandando mais de seus
interlocutores do que eles estão preparados para oferecer.
IdE- Caberia, então, falarmos em um desinteresse
pelo trabalho do Vianna?
MSB – Não. Ele é pouco conhecido. O trabalho dele é
pouco conhecido. E quando peças dele chegam a ser encenadas, as montagens
tendem a acontecer fora do âmbito de atuação dos dois setores mencionados. É
possível que alunos ingressantes em cursos de formação de atores nunca tenham
lido ou visto nada relacionado ai trabalho do Vianna. Logo, não se pode falar
em desinteresse, já que nunca tiveram como conhecer o trabalho dele.
Serviço:
Rasga Coração
Autor: Oduvaldo Vianna Filho
(Organização: Maria Sílvia Betti)
(Organização: Maria Sílvia Betti)
Editora: Temporal, 2018
ISBN 13: 978-85-53092-00-0
(Peça)
ISBN 13: 978-85-53092-01-7
(Dossiê de Pesquisa)
Páginas: 184 (Peça)
Páginas: 316 (Dossiê
de Pesquisa)
R$
65,00 (dois volumes: peça e dossiê de pesquisa)
Rasga
Coração – Oduvaldo Vianna Filho
e-mail: editora@ciafagulha.com.br
Tel.: (011) 3492-3797
Conheça
também:
de Maria Sílvia Betti (organizadora da coleção Oduvaldo Vianna Filho pela Editora Temporal)
Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil:
Três estudos
Autora: Maria Sílvia Betti
Editora: Cia. Fagulha, 2017
ISBN 13: 978-85-68844-03-8
Páginas: 360
Dramaturgia
Comparada Estados Unidos / Brasil: Três estudos – Maria Sílvia Betti
e-mail: editora@ciafagulha.com.br
Tel.: (011) 3492-3797
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